Entenda como é medida a audiência da televisão brasileira

Se você é um telespectador da TV brasileira em algum momento ouviu falar sobre audiência, não é mesmo? Porém o que muitos se perguntam é: Como é realizada a medição dessa audiência? Hoje iremos falar um pouco mais sobre este processo para que você fique por dentro de cada detalhe.

Atualmente cerca de 39 milhões de familias possuem um aparelho de TV em casa, e para realizar a pesquisa de audiência apenas uma parte desses telespectadores são selecionados, afim de obter uma amostra que será analisada na pesquisa.

Como é medida a audiência da televisão brasileira

Um dos órgãos responsável por realizar a pesquisa de audiência na TV brasileira é o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), sendo esse um grande responsável por levantar os dados e repassar os números às emissoras de TV no Brasil.

Atualmente são realizadas as medições de audiência de 3 maneiras, a seguir veremos melhor como funciona cada uma delas:

Pesquisa por questionário

O primeiro tipo de medição aplicada pelo IBOPE é por meio de um questionário que é respondido por moradores de diversas cidades pelo Brasil.

O IBOPE seleciona algumas regiões, disponibiliza os questionários e então avalia as respostas obtidos para chegar aos números que determinam a audiência de cada canal de TV no Brasil.

Peoplemeter com relatório diário

O Peoplemeter é um aparelho utilizado pelo IBOPE para medir a audiência dos telespectadores no Brasil, para isso é realizada a instalação do Peoplemeter em algumas TVs que envia diariamente informações ao IBOPE com dados referentes aos canais que estão sendo assistidos.

Peoplemeter com relatório em tempo real

O Peoplemeter é também a terceira forma de medir a audiência da TV brasileira, porém desta vez os dados são enviados ao IBOPE em tempo real, ou seja, enquanto você assiste TV o IBOPE já recebe informações referentes a sua audiência.

No Brasil o IBOPE utiliza aproximadamente de 6.000 Peoplemeters, estes estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil brasileiros em nove regiões do país.

A maior parte dos Peoplemeter estão localizados na Grande São Paulo, sendo cerca de 750 aparelhos.

A escolha das casas onde os Peoplemeter  serão instalados é definida por meio de uma amostragem, e as famílias assinam um contrato de confidencialidade definindo que nenhuma informação sobre a pesquisa de audiência pode ser divulgada.

Ponto de audiência

O ponto de audiência é o resultado obtido após as pesquisas do IBOPE, e é por meio dessa pontuação que se define quais programas e canais estão sendo mais vistos pelos brasileiros.

Uma curiosidade sobre a pontuação de audiência da TV brasileira é que as duas maiores pontuações já alcançadas pertencem a Globo, sendo:

  • Ano de 1972: capítulo 152º da telenovela Selva de Pedra – 77 pontos;
  • Ano de 2002: semifinal da copa do mundo – 71 pontos.