Como terminar os estudos pelo ENEM ou pelo ENCCEJA?

A conclusão do ensino de base é muito importante para quem deseja um diploma de nível superior.  É pré requisito para fazer um curso técnico também e ser uma mão de obra qualificada para o mercado. Logo, terminar os estudos é importante. Para conseguir isso há alguns métodos e o ENCCEJA 2019. Confira como a seguir.

Como funciona o ENCCEJA?

Encceja quer dizer Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele representa uma segunda oportunidade de finalizar os estudos para quem não teve oportunidade de finalizar antes. Considera-se o período regular finalizar o ensino médio com até 18 anos, no final da adolescência. 

Motivos diversos fazem os jovens se afastar das salas de aula. Um dos mais comuns é a necessidade de ajudar os pais no sustento familiar. Mesmos endo um trabalho informal é importante para algumas famílias. Outro motivo é não ter acesso aos estudos da rede pública de ensino. Infelizmente isso ainda acontece em algumas cidades brasileiras. 

O Encceja permite a matrícula de adultos de qualquer faixa etária. Eles podem concluir o ensino fundamental ou médio. Para quem não sabe ler e escrever deve ingressar primeiro no programa de Alfabetização para Jovens e Adultos.

Uma vez inscrito no Encceja o aluno terá aulas do ensino fundamental ou médio dependendo e qual escolher. Deve ter conhecimento em sala e depois realizar as provas para obter a sua aprovação e certificado de conclusão.

A função do Enem

E Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é a prova para avaliar os estudantes do ensino médio. A prova já foi por muito tempo opcional mas recentemente encontraram novos usos. 

Uma das formas de usar a nota do Enem é para o Sisu, tipo de avaliação instala no lugar do vestibular para ocupar as vagas do ensino universitário público no Brasil. Com a nota da prova o aluno se inscreve no sistema e se for bem avaliado pode conseguir entre as vagas.

A prova do Enem já foi usada como conclusão do Ensino Médio. Com a chegada do Encceja agora é preciso fazer a prova do outro programa. Há alguns anos ter uma boa pontuação no Enem significava também ter concluído o ensino médio. Hoje não é mais permitido. Todos são livres para fazer a prova do Enem mas não podem usar a nota com certificação do ensino médio.

Como terminar os estudos pelo Encceja 

O Encceja é a principal forma de concluir o ensino fundamental ou médio fora da faixa etária. A inscrição é gratuita e deve ser realizada sempre no sistema.

O aluno pode ter feito alunas em escolas do Governo Federal ou não. Fica a seu critério. O principal é alcançar a pontuação mínima na prova. 

Cada prova deve ser feita em um ano. O estudante pode se inscrever primeiro para conclusão do ensino fundamental, realizar a prova e depois se inscrever no ensino médio no ano seguinte. As duas provas juntas não são permitidas a inscrição.